
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Carga horária: 120 horas
Prazo de utilização: 6 meses
EMENTA:
Decisões de Produtos. Conceitos de produto. Desenvolvimento e Gerenciamento de produtos. Marketing de Serviços e de organizações sem fins lucrativos. Decisões de distribuição. canais de marketing. Gestão da cadeia de suprimentos. Varejo. Estratégias de promoção e de comunicações. Comunicação. Integrada de Marketing. Publicidade e Relações Públicas. Promoção de Vendas e Venda pessoal. Decisões de Preço, conceito de precificação e decisão do preço correto.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por objetivo municiar o estudante ou profissional de marketing das estratégias competitivas para maximizar os resultados das vendas e do posicionamento institucional estratégico da organização.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE ESTRATÉGIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
- Definir o conceito de produto.
- Desenvolver e gerenciar produtos, aplicando as técnicas de decisão de produtos.
- Definir o conceito de serviço e entender esse conceito dentro da estratégia de posicionamento da organização.
- Discernir sobre as características da operação de serviços no contexto do marketing.
UNIDADE II – MARKETING DE SERVIÇOS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
- Identificar a aplicabilidade do marketing de serviços.
- Identificar os canais de marketing para maximizar o resultado da organização.
- Tomar decisões acerca da estratégia de distribuição.
- Compreender o funcionamento da gestão da cadeia de suprimentos na dinâmica dos canais de distribuição.
UNIDADE III – ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO, PROMOÇÃO E MERCHANDISING
- Identificar as formas de comunicação integrada de marketing.
- Engendrar estratégias de promoção e de comunicações.
- Definir o conceito de publicidade e propaganda, articulando formas e estratégias aplicáveis.
- Definir o conceito e características do Merchandising, aplicando as estratégias de aplicação desta técnica para maximizar resultados.
UNIDADE IV – ESTRATÉGIAS DE MARKETING, VENDAS E PROMOÇÕES
- Engendrar estratégias de relações públicas para potencializar o marketing estratégico.
- Aplicar a estratégia da promoção de vendas e das vendas pessoa a pessoa.
- Criar estratégias de precificação.
- Engendrar estratégias promocionais digitais.